Escola Olímpia Souto

By | 2.11.15 Deixe seu comentário
A Escola Municipal “Olímpia Souto” foi inaugurada em 10 de outubro de 1976, durante a administração do prefeito Luiz Martins de Oliveira. Na oportunidade, compareceu o governador do Estado Ivan Bichara Sobreira (1974/1976), que prestigiou a abertura de um novo educandário municipal. A sua denominação é uma homenagem a Sra. Olímpia de Souza Souto, mãe do ex-Deputado Chico. Seu esposo era proprietário da “Casa Souto” e um dos primeiros comerciantes do nosso Município.
O edifício construído através do convênio Pró-Município e que se localiza na Rua Floriano Peixoto possuía instalação modesta. Contava com quatro salas de aula, biblioteca, diretoria, cantina e sala de professores, além de sanitários, almoxarifado, gabinete dentário e área para recreação.
A sua primeira diretora foi Nauta Cardoso, sucedida por Célia de Delmira, Marilene Rodrigues Diniz Carmere Monteiro. As primeiras educadoras foram Glória Ferreira, Dorinha Serafim, Josenilda André e Maria do Carmo Araújo, era merendeira a Sra. Marlene de Oliveira. No turno da noite funcionavam duas classes de alfabetização de adultos.
Naquele tempo a rua não era calçada; alunos e profissionais da educação sentiam muita dificuldade no inverno pois a área ficava alagada. Em compensação os estudantes se esforçavam para aprender. Com o passar dos tempos vieram os benefícios e a escola se tornou referência na educação do nosso município.
Em 2010 a escola destacou-se com o IDEB de 4,5, cuja meta era esperada para 2011. Já em 1996 a sua turma concluinte da Escola “Olímpia Souto”, se auto denominou de “Sombra Iluminada”, em homenagem ao segundo livro do poeta Silvino Olavo.


Rau Ferreira

Fonte:
- DEPUTADOS, Anais da Câmara dos. Vol. 34/35. Imprensa Oficial: 1968;
- FERREIRA, Rau. Silvino Olavo. Esperança/PB. Epgraf: 2010;
- LEIS, Coleção das. Vol. VII/VIII. Imprensa Nacional: 1969.
- OLIVEIRA, Luiz Martins de. 4 Anos de Administração: 1973/76 (Livro do 2°Mandato). Esperança/PB: 1976.
- PARAHYBA, Annuário da. Parahyba do Norte. Imprensa Oficial: 1934.

- UNIÃO, Diário Oficial da. Ed. 16/12/1968. Imprensa Oficial: 1968.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: