Esperança, terra de grandes safoneiros (por João de Patrício)

By | 6.6.15 Deixe seu comentário
(*) Por João de Patrício

Manoel Tambó e Severino Medeiros
Esperança é terra de grandes artistas, músicos, cantores, artistas plásticos, artesãos, pintores, escultores, sem esquecer os grandes talentos na literatura, no teatro, no esporte e profissionais da comunicação.
Podemos enfocar, agora, em face dos festejos juninos que se aproximam, os grandes sanfoneiros e músicos do forró, entre eles, podemos relembrar alguns forrozeiros do passado: Sebastião Mateus, Luiz Mateus, ambos tocadores de forró, dos bailes do antigo cabaré de Esperança, na época de Nana Besouro e Biró, na antiga rua da urtiga (hoje,13 de maio). Eram eles os músicos oficiais dos antigos forrós na periferia de Esperança e nos circos que aqui chegavam.
Numa geração mais recente, destacam-se Manoel Genuíno Carneiro, nascido no sítio Cinzas deste município de Esperança, que ficou apelidado de "Manoel Tambô", de família tradicional de músicos e sanfoneiros, que, com o desenvolvimento na área musical, formou uma das mais conhecidas bandas desta região: "Banda Estação da Luz", que fez grande sucesso em toda a Paraíba e outras regiões.
Severino Medeiros, na segunda foto acima, outro grande músico, natural de Esperança, onde viveu sua infância e juventude, tocando pelas madrugadas silenciosas de nossa cidade, em serenatas, acompanhando grandes seresteiros, animando festas de São João e famosos forrós de nossa terra.
O músico Severino Medeiros era conhecido como Severino de Olegária, nome esse de sua genitora. Severino radicou-se em Campina Grande, fazendo grande sucesso nas principais emissoras de rádio de Campina Grande, como a rádio Borborema e a rádio Caturité. Hoje ainda em atividade goza de grande prestígio no seio musical de Campina Grande.

João de Patrício

(*) João Batista Bastos, conhecido por “João de Patrício”, é Procurador Geral do Município de Esperança e advogado militantes desta Comarca, com especialidade em Direito Civil. Seu pai – Patrício Firmino Bastos – foi um importante empresário e a sua loja uma das mais tradicionais da cidade de Esperança.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: