América (Mequinha) x Central/PE

By | 22.5.15 Deixe seu comentário
Era uma tarde de 22 de dezembro de 1958. O América de Esperança, aceitando o convite do Central de Caruaru, comparecia ao Estádio Pedro Victor pela segunda vez, para um amistoso interestadual. Contudo, as equipes não apresentaram um bom futebol, não passando de um empate sem abertura de placar.
A partida se desenvolveu pelas alas, com algumas bolas de sobra dos arqueiros. Manuelzinho – guardião do arco do América – recebeu poucas bolas, e mesmo deixando escapar a pelota de suas mãos, ninguém se apresentava para finalizar.
No segundo tempo, o ataque americano demonstrou mais eficiência, dando trabalho para o goleiro do Central, conhecido por “Coveiro”. O contra-ataque ficou a cargo de Cebinha, que surpreendeu Manuelzinho com um chute inesperado, obrigando-o a levar a pelota para escanteio.
A imprensa pernambucana destacou a atuação americana, lembrando a última disputa entre as equipes: “Tivessem o centralinos procurado com mais insistência o arco adversário, poderiam ter vingado a última derrota”. Com efeito, o quadro paraibano, no jogo anterior, venceu o Central pelo score de 5 x 1.
Apitou a partida Edgar Guimarães, da Liga Campinense de Desportos, “com um trabalho aceitável”, segundo a crítica pernambucana, auxiliado por Jader Souza e Luiz Ramos da LDC.
Pelos aspirantes, na partida preliminar, venceu o Comércio por 2 tentos a 0 sobre o Vera Cruz, com gols de Maurílio e Araújo.
SÚMULA DO JOGO:
Central: Coveiro; Adolfinho e Cupertino; Adolfo, Ceba e Zé de Rita; Pelado (Nico), Adão (Zezinho), Filica (Bosco); Santos (Cebinha) e Caçula (Santos).
América: Manoelzinho; Chico e Zé Preto; Vavá I, Marcelino e Vavá II; Julinho, Bé Wilson, Celedino (Bonifácio), Arnaud e Teixeirinha (Celedino).
Árbitro: Edson Guimarães de Lira (Liga Campinense de Desportos). Auxiliares: Jader Souza e Luiz Ramos, da LDC. Arrecadação: 20.985 cruzeiros.


Rau Ferreira

Referências:
- PERNAMBUCO, Diário de. Edição de 25 de dezembro. Recife/PE: 1958.

- LIMA, Francisco Cláudio de. 50 Anos de Futebol e etc. Ed. Rivaisa. João Pessoa/PB: 1994.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: