Sol: Reclamo cordial...

By | 22.2.15 Deixe seu comentário
Cordialidade – Estudos Literários. Este é o nome do terceiro livro de Silvino Olavo. O compêndio é uma coletânea de textos publicados pelo poeta em jornais da Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro, e que foram editados em um único exemplar no ano de 1927.
A obra – atualmente fora de catálogo – passeia por diversos autores dos anos 20, e faz uma reflexão sobre os diversos gêneros textuais. Autores como Oswaldo Santiago, Théo-Filho, José Américo de Almeida, João do Rio e Peryllo D’Oliveira tem seus trabalhos revistos pelo criador de Cysnes (1924) e Sombra Iluminada (1927). E não a literatura é alvo direto da crítica apurada do vate: a arte, a cultura e o folclore ocupam diversas linhas do seu estudo.
Nesse aspecto, não medimos esforços para recuperar este exemplar, dirigindo suas pesquisas e coletando os textos que foram impressos em folhetins da época. Buscarei recompor o melhor daquele estudo literário. Obviamente, pode ser pontual, pois não temos notícias sequer do seu registro na Biblioteca Nacional.
Muitos dos escritos de SOL permanecem inéditos do grande público, a exemplo do poético “Alpha de Centauro”. Não obstante ser ele o principal representante do Simbolismo na Paraíba, e dos esforços de alguns abnegados, a memória do esperancense ilustre encontra-se meio que esquecida.
Alpha de Centauro, Estética e Socialização do Direito, Homens de Comando e Cordialidade – Estudos Literários, necessitam urgente de uma re-edição que revigore a obra do poeta Silvino Olavo; nesse aspecto, uma mãozinha de quem de direito seria muito bem vinda.


Rau Ferreira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: