O Uirapurú de Esperança

By | 22.2.15 Deixe seu comentário
A famosa obra de Tarsila do Amaral (1883/1976) – artista plástica que se tornou um ícone do modernismo no Brasil – ganhou uma versão com as cores de Esperança. Trata-se do célebre quadro “O Aboporu”, que retrata um pensativo homem sob um sol escaldante, e que tem um cacto por companheiro. A versão em óleo sob tela foi composta em 1928.
A ideia partiu do ativista cultural Marquinhos Pintor, que além de artista de grande expressão, desenvolve um trabalho social junto à comunidade São Francisco, em nossa cidade, através do Grupo “Quero Mais”.
Dotado de um dom especialíssimo, as aquarelas de Marquinhos podem muito bem serem comparadas aquelas produzidas pelo célebre Chico Pintor. Os seus quadros já foram expostos em diversas ocasiões, chamando a atenção de turista que visitam o nosso município não só pela qualidade, como pela técnica apurada.
A reprodução tem linhas e traços acentuados; formas e detalhes coloridos, além de símbolos especiais em tons de cinza. Foram acentuados o verde. E o azul do céu ganho um retalho de quadrados multicoloridos. Permanece inalterado o motivo central da pintura.
O Abopuru de Esperança ganhou espaço nas paredes de uma residência, onde o próprio autor apresenta – pari passu – a sua obra, com detalhes no blog http://grupoculturalqueromais.blogspot.com.br/.
Bem sei que sou suspeito para comentar, mas tenho a opinião precisa de que o desenho de Marquinhos supera em brilho e arte a inovação de Társila.


Rau Ferreira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: