O Mobral em Esperança, por João de Patrício

By | 18.2.15 Deixe seu comentário
Por João Batista Bastos (*)
http://revivendoesperancapb.blogspot.com.br

No inicio da década de 70, o governo federal iniciou um movimento para eliminar o analfabetismo no Brasil - Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).
               Na foto acima, vemos a mesa composta por autoridades locais, iniciando da esquerda para a direita: João de Patricio, presidente local do Mobral, Assis Diniz, locutor, Antonio de Pádua Tôres, então Secretário de Administração da Prefeitura, Dr. Nino Pereira, Odaildo Taveira, Luiz Martins de Oliveira e outras autoridades que ficaram fora da foto. Vale salientar que o prefeito da época era o Sr. Antonio Coelho Sobrinho.
             Centenas de pessoas adultas eram alfabetizadas anualmente, envolvendo todos os habitantes de todo o município, usando metodologia própria, salientando que as aulas funcionavam à noite, tanto na Zona Rural, como na Zona Urbana. As salas de aula podiam funcionar em qualquer lugar, salões, residências, garagens desocupadas, escolas públicas ou particulares. Havia treinamento para as pessoas que quisessem ser monitoras do Mobral, percebendo uma gratificação mensal. A Comissão do Mobral, em cada município, era composta de um presidente, um secretário, um supervisor escolar. O Movimento foi extinto pelo governo subseqüente.

João Batista Bastos (*)


 (*)João Batista Bastos, conhecido por “João de Patrício”, é Procurador Geral do Município de Esperança e advogado militantes desta Comarca, com especialidade em Direito Civil. Seu pai – Patrício Firmino Bastos – foi um importante empresário e a sua loja uma das mais tradicionais da cidade de Esperança. Visite o blog: http://revivendoesperancapb.blogspot.com.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: