"Esperança, terra de juventude e de fé"

By | 18.2.15 Deixe seu comentário
Em 22 de maio de 1925, o então Governador da Paraíba João Suassuna veio a Esperança a pretexto de inaugurar a luz elétrica. Na ocasião ele foi recepcionado pelo prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira que ofereceu um almoço para os convivas. A solenidade contou com a presença de esperancenses ilustres, a exemplo de Theotônio Costa e Yoyô de Ginú.
Nesta época havia se iniciado um levante em prol da emancipação do município. A idéia foi ganhando adeptos, entre eles o Coronel Elísio Sobreira - Chefe de Polícia do Estado -, que muito se empenhou nesse sentido. Todavia, o movimento ganhou força com o inflamado discurso do poeta Silvino Olavo, cuja oração final assim se encerra:

Esperança, Lyrio Verde da Borborema, terra de juventude e de fé, sente-se hoje transfigurada no justo orgulho que a domina, na hora insigne a empolga, de receber, no seio de sua simplicidade comovida, uma das figuras mais representantivas da sã política nacional.
Esperança árvore nova, não consentirá em ser força dos arbustos que vicejam à sua sombra... E se o fizer, que o anatema da natureza caia sobre ela com todas as cóleras e tempestades e os duendes e espectros fantásticos bailem no seu sono atormentando; porque Esperança árvore nova, tem a natureza de querer ser também árvore boa, para prodigalizar, com a sua esplendidez nutridora do fruto, a fecundidade da semente e a espiritualidade do perfume” (A União: 1925).

Acentuando o verde da natureza, alusivo aos lírios do campo, cuja temática evoca um sentimento religioso e de prosperidade tenaz, queria o vate dirigir os caminhos de sua terra para um tempo de prosperidade e paz.
O verde – a cor mais harmoniosa do arco-íris – represente essa calma, a perseverança, a fertilidade e simboliza a vida nova.
Que a esperança se renove em 2013.
Que ventos novos soprem a nosso favor.
Que o bem impere sobre o mau e sejam submissas todas as forças negativas; e que os valores, os bons costumes e a parcimônia reine nesta terra de encantamentos e virtudes.
Com um tríplice abraço, são os votos de feliz natal e próspero ano novo do Blog HE.

Rau Ferreira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: