Esperança é destaque n'A União

By | 20.2.15 Deixe seu comentário

Em fevereiro deste ano (2013) o jornal A UNIÃO completou 120 anos de existência. Nesse contexto, foram publicados diversos fascículos narrando a sua trajetória frente ao jornalismo paraibano, uma história de inovação e amor às artes e à comunicação.
Esperança não poderia ficar de fora desta homenagem. O nosso querido poeta – SILVINO OLAVO – publicou em suas páginas poemas inéditas, artigos jurídicos e literários; foi louvado em página de relevo por Carlos Dias Fernandes, Samuel Duarte, Raul de Góes e Jacinto Barbosa. Seu nome é citado entre os “que contribuírem e contribuem para a formação do sistema literário local”, ao lado de Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida e José Lins do Rego.
Também a biblioteca – que leva o nome do vate glorioso – e seu rico acervo - foi lembrada:

A ideia do arquivamento do jornal já naquela época, deu-se quando da criação da cidade em 1925, através de uma assinatura de A União feita por Manoel Rodrigues de Oliveira, primeiro prefeito nomeado pelo então governador João Suassuna.
Os exemplares de A União chegavam trimestralmente  a prefeitura, já encadernados, permitindo uma maior comodidade ao leitor no acompanhamento das notícias e atos públicos.
(...) Para doutor João de Deus Melo, esperancense, advogado, homem público e conhecedor da história o acervo de A União, em Esperança, coloca a cidade num patamar privilegiado, uma vez, que somente Esperança e João Pessoa, local sede do jornal, dispõe de tão valiosa coleção, considerada no seu aspecto cultural, uma fonte de pesquisa rara de ser ver atualmente.
O Centro Cultural e Biblioteca Pública Municipal Dr. Silvino Olavo, que guarda a coleção de A União de Esperança, foi fundada 194º, possui um acervo em torno de 8 mil livros.

Órgão oficial do governo da Paraíba, o jornal A UNIÃO foi fundado pelo Presidente da Província Álvaro Machado em 1893. Este importante veículo de comunicação era na época “o principal jornal da Paraíba” (ALMEIDA, p. 189).
Em Esperança, os volumes desta coleção encontram-se encadernados e em bom estado de conservação, servindo a acadêmicos e historiadores. Suas páginas contam muito de nossa história.

Rau Ferreira

Referência:
- A UNIÃO, Jornal. Edição de 02 de fevereiro. João Pessoa/PB: 2013.

- ALMEIDA, Horácio. História da Paraíba. Vol. II. UFPB: 1997.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: