Carnaval 2015.2: Concurso Oficial de Ala-ursas*, por Evaldo Brasil

By | 24.2.15 Deixe seu comentário
A oitava edição do concurso oficial de Ala-ursas, Edição 2015, realizado pela parceria entre a Associação Afro-cultural Quero Mais/AAQM e a Prefeitura Municipal/PME ocorreu mais uma vez na Praça da Cultura, na tarde da segunda, 16, sob o comando do mestre brincante Marquinho Pintor Vitorino. A proposta inicial era voltar à Comunidade São Francisco, como prévia carnavalesca.
O evento se repetia assim, vez que as negociações entre as partes não chegaram a bom termo antes do anúncio e realização da 4ª edição do concurso promovido por Marriete Delon e equipe no mesmo dia e horário, nos informa Marquinho.
A Praça da Cultura então recebeu Ala-ursas que só apareceriam para a comunidade naquele dia. Guardadas a sete chaves, elas acabam sendo apenas para o concurso, ficando a comunidade sem vê-las antes e durante o Carnaval.

AUSÊNCIAS E PARTICIPAÇÕES Ala-ursas dos mestres brincantes Marcelo Marré de Lima e Adalberto Zil Cavalcante, que atuam entre Britador e General Osório não participaram. O Morro do Piolho, então, se destacou na Edição 2015 do concurso oficial, apesar da comunidade ter se dividido em duas agremiações, tendo surgido esse ano a ala do Beco. Concorreram algumas do Catolé; além de representantes do Britador, Nova Esperança e avulsas, num total de 54 brincantes.

A disputa se deu em duas categorias de Ala-ursas e uma de máscaras diversas. Das vinte e quatro na categoria Mirim, os cinco primeiros lugares ficaram para as de número 24, 16, 21, 08 e 18, respectivamente. Destaque-se a 21 e a 18 (melhor máscara); 21 (melhor couro); 08 (melhor apresentação); 24 e 16 (melhor batucada); e 24 (melhor torcida).
Na categoria Principal, das quinze concorrentes as de número 08, 03, 12, 15 e 10 foram as primeiras colocadas. Destaque-se a 15 (máscara); 08 e 15 (couro); 08 (apresentação); 12 (batucada); e 03 (torcida).
Além das participações hors concours (Bin Laden, Michael Jackson, Mata o Velho e Perna de Pau), dentre os quinze brincantes na categoria Diversas, os de número 10, 09, 15, 16 e 13 ocuparam os primeiros lugares, com destaque para a 10 (máscara); 16 (apresentação), 15 (traje e torcida) e 09 (batucada).
A premiação se deu como no ano passado, em dinheiro para os três primeiros e troféus até o 5º colocado (Mirim e Principal); troféus para os três melhores na categoria Diversas; além de medalhas de participação para todos.

A tabulação das notas se deu imediatamente, através de planilha, pelo presidente da comissão julgadora, Evaldo Brasil, auxiliado pela prestativa professora Socorro Acioli. E o júri foi composto por Nerivan Costa, Marquinhos da Xerox, Dedé Fernandes, Jéssica Ferreira e Carlos Almeida, após os brincantes solicitarem uma substituição.

Evaldo Brasil

(*) Este espaço estava reservado. Esta publicação é de 18 de fevereiro de 2015, às 13h50.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: