André Rodrigues, por Jailson de Andrade

By | 18.2.15 Deixe seu comentário

Por Jailson Andrade (*)

Muitos brasileiros do nordeste são de origem judia e nem desconfiam disso. Expulsos de Portugal, muitos judeus se instalaram no nordeste brasileiro Atraído pela prosperidade, os navios fretados por judeus chegavam aos nossos portos quase que mensalmente. Uma vez aqui, muitos prosperaram sobretudo no comércio. Em 1910 Perseguidos pela Igreja Católica acusados de heresias. Foi o caso do judeu André Rodrigues de oliveira.
 Nasceu em 10 de dezembro de 1852, e faleceu aos 87 anos no dia 10 08 1939. Chegando à Paraíba conheceu Maria Cecília, da cidade de Alagoa de Roça. Casou com ela e construiu a Vila Maria Cecilia. Construiu uma família, os filhos foram Severina, Antônia, Digna, Cícera, Rosalina, Neném e Inácio Rodrigues. Inácio morreu  em 04 de setembro de 1958, e foi responsável por construir o primeiro cinema de Esperança, sendo também o primeiro delegado. Era um alto comerciante, casado com a mãe de Vitoria Regia.
André Rodrigues teve outro irmão conhecido como Tomas Rodrigues, pai do primeiro Prefeito de Esperança que teve outros irmãos: Noêmia, Will Rodrigues (sargento da aeronáutica) e Nilton.
Dizem que o cangaceiro Antônio Silvino quando passava pela Cidade de Esperança se hospedava na Vila Maria Cecilia até o Prefeito Manuel Rodrigues arrecadar dinheiro no Comercio Local.
Jailson Andrade (*)

(*) Blog Esperança de Ouro (http://www.esperancadeouro.com/), reprodução. Post de 25/09/2013.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: