A tradição das La Ursas em Esperança

By | 18.2.15 Deixe seu comentário
Marquinhos Pintor e o Grupo Quero Mais da comunidade S. Francisco procuram manter viva a chama da La Ursa em Esperança, coordenando um concurso de apresentações que se tornou tradição naquele bairro.
Há quinze dias da folia de momo as pessoas se trajam dessas figuras e percorrem a cidade com suas batucadas. São jovens, crianças e adultos ao som do repique e tambor, fazendo a alegria de alguns e trazendo desconforto para outros pois ninguém agrada a todo mundo.
Os “ursos” no carnaval tem origem nos ciganos europeus, que percorriam as vilas com seus animais presos em correntes e dançavam de porta em porta em troca de algumas moedas.
Na versão atual, as pessoas é que encenam esta apresentação vestidos de estopas e com máscaras de papel machê ou plástico fazendo a sua arrecadação, muitas vezes seguidas por uma multidão de foliões.
O ápice da comemoração é o concurso promovido pelo Grupo Quero Mais, o qual concentra a maioria das La Ursas esperancenses. Pessoas ilustres fazem ou fizeram parte do conselho de jurados, tais como Evaldo Brasil, Socorro Aparecida e Marquinhos da Xerox, abrilhantando ainda mais aquela festividade e incentivando os participantes deste encontro cultural.
O prêmio maior é a tradição que vem se consolidando em nosso município ao longo dos anos. Parabéns ao seu idealizador e à Comunidade S. Francisco.
Conheça um pouco mais das atividades do grupo Quero Mais visitando o blog: http://grupoculturalqueromais.blogspot.com.br.



Rau Ferreira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: