2013: Xiló do São João

By | 20.2.15 Deixe seu comentário
O S. João de Esperança contou com um atrativo a mais. Além das tradicionais barracas de artesanato e prestação de serviços públicos, que enfeitam o corredor do forró; com a volta do sanfoneiro Tom Oliveira que é autor do hino de abertura da nossa festa junina, e dos pavilhões de Lú Natureza e Sandro Show, o layout do portal de entrada e as pinturas foi um dos grandes destaques da festa.
O designer ficou por conta do artista plástico Marquinhos Pintor, que trouxe novamente a xilogravura em formato de painéis gigantes.
A xilogravura é uma técnica que possibilita a impressão de uma imagem repetida vezes a partir de uma matriz que pode ser em madeira ou borracha, e que ficou muito conhecida pela sua presença nos folhetos de cordéis. 
Os desenhos de Marquinhos evocam a cultura popular através de ícones como o casamento matuto, o casal apaixonado e a fogueira. Há também uma referência ao sanfoneiro Luiz Gonzaga, conhecido como o “rei do baião”. 
Marquinhos participa da Comunidade S. Francisco de nossa cidade, e junto com o Grupo Cultural “Quero Mais” faz um belo trabalho de divulgação e resgate da cultura popular.
As suas pinturas e as realizações do grupo podem ser vistas no blog http://grupoculturalqueromais.blogspot.com.br/.

Rau Ferreira


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: