1958: Campanha de Ruy Carneiro

By | 18.2.15 Deixe seu comentário
Rui Carneiro (1906-1977) prestou grandes serviços à Parahyba e, notadamente ao nosso município. O líder pessedista viveu momentos de grande entusiasmo e intensa vibração cívica quando de sua campanha em ’58.
Com o apoio do Deputado Chico Souto, realizou em nossa cidade um grande comício, que contou com a presença ilustre dos Senadores Argemiro de Figueiredo e Abelardo Jurema, Deputado Janduí Carneiro, do Tenente-coronel Sebastião Calixto (Chefe da Casa Militar), Secretário Waldir dos Santos Lima, Bandeira Lins (Delegado da Ordem Política e Social), Tiburtino Rabelo de Sá (Chefe de Polícia), Robson Espínola Duarte (Secretário da Viação), Deputado Jacob Frantz (Secretário da Agricultura), jornalista Hélio Zenaide, Sr. Antonio Melo, Coronel José Maurício (Delegado de Trânsito), do Coronel José da Cunha Lima Filho e diversas figuras de projeção política dos municípios de Campina, Pocinhos, Areia, Remígio e João Pessoa.
Sua chegada em nosso pequeno torrão se deu logo pela manhã, acompanhado do governador Pedro Moreno Gondim que veio aqui para inaugurar vários melhoramentos de sua administração e receber homenagens da população esperancense.
Na entrada da cidade foi recepcionado por uma caravana de pessoas, caminhando pelas ruas que exibiam faixas e cartazes de boas-vindas, enquanto que uma multidão de pessoas rompia em salvas de palmas e vivias aos ilustres visitantes, até a frente da Matriz onde a banda de música os esperava.
No palanque especialmente erigido, houve a saudação do Prefeito Arlindo Delgado que falou em nome dos esperancenses, com essas palavras:
“V. Exa. na hora trágica da fome e da sede veio ao nosso encontro; antes, já nos havia libertado do regime de perseguições políticas e do horror; fez-se , assim, nosso irmão, devolvendo-nos a paz, trazendo-nos trabalho e assistência; e o povo de Esperança, aqui está para recebê-lo como a um irmão e como o seu maior benfeitor”.

Instalando-se o Senador Rui Carneiro na casa de Chico Souto, foi conduzido às três horas da tarde até a praça principal, palco do espetacular comício em prol do PSD e PTB, um dos maiores que a cidade presenciou.
Na ocasião, o deputado Chico Souto assegurou ao correligionário: “Senador Ruy Carneiro: aqui nós vos daremos a maior vitória de nossa história política”.
Com efeito, naquele pleito o senador foi eleito pelo PSD - partido que presidia – assumindo a Presidência da Comissão Permanente do Polígono da Seca.

Rau Ferreira

- Referência:

- A UNIÃO, Jornal. Ano LXVI, N. 124. Edição de 10 de junho. João Pessoa/PB: 1958.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: