Exéquias ilustres

By | 28.1.15 Deixe seu comentário

A recém criada Paróquia de Esperança engatinhava os seus primeiros passos, erigida que fora por Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques no dia 08 de maio de 1908. O seu templo era considerado um dos melhores e mais belos da região. Para dirigir-lhes os trabalhos paroquiais havia sido nomeado o Padre Francisco Gonçalves de Almeida, que foi empossado no dia 08 de junho daquele ano pelo Padre Jeronymo César, vigário de Alagoa Nova auxiliado por Ignácio Ibiapina Sobral – O Padre Ibiapina.
O Padre Almeida era natural de Alagoa Nova/PB, nascido no ano de 1871, filho de Delfino Gonçalves de Almeida e Adelaide Irinéia de Vasconcelos Monteiro, tendo sido ordenado presbítero em 14 de novembro de 1897.
Assim que chegou à freguesia de Esperança, alugou uma casa que lhe servia de residência onde também abrigara seu pai, o Capitão Delfino que padecia de uma moléstia agravada pelos seus 82 anos de idade.
O seu genitor convalesceu durante 27 dias em Esperança. Durante este período, deixou registrado em testamento a sua última vontade, confessou por três vezes e recebeu a Santa Eucaristia, assistindo ainda 24 missas “com admirável respeito e veneração”.
O vigário seu filho, administrou-lhe o sacramento da Santa Unção e deu-lhe a Benção Apostólica nos últimos momentos de sua vida, recebendo do enfermo “a última benção de pai exemplar e recolhendo-lhe o último suspiro” no dia 29 de julho de 1909.
Delfino Gonçalves de Almeida foi sepultado numa cova em Alagoa Nova a seu pedido, “onde também se acham sepultados todos de sua família”.
Padre Almeida permaneceu na paróquia até julho de 1912, tendo contribuído com o seu trabalho para o fortalecimento da fé católica em Esperança.

Rau Ferreira

Fonte:
- CENTENÁRIO, Revista. Ed. Jacinto Barbosa: Esperança, 30 de maio de 2008;
- ESPERANÇA 82 ANOS, Revista. Ed. Jacinto Barbosa: Esperança/PB: 2007.
- ESPERANÇA, Livro do Município de. Ed. Unigraf. Esperança/PB: 1985.
- ESPERANÇA, Livro Tombo de Óbitos da Paróquia de. Delfino: Registro n° 21 do ano de 1909. Esperança/PB: 1909.

- SEVERIANO, Francisco, A diocese da Parahyba. Typ. da "Imprensa". Parahyba do Norte: 1906.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: