Escola "Irineu Jóffily"

By | 28.1.15 1 comment
80 ANOS DE FUNADAÇÃO


Parte II


INAUGURAÇÃO SOLENE

A
 Escola “Irineu Joffily” foi criada por força do Decreto nº 288, de 09 de junho de 1932, com a denominação de “Grupo Escolar”. A primeira professora nomeada foi à senhora Maria Emília Cristo da Silva, filha de um importante comerciante da vila. Sucederam-lhe: Lídia Fernandes, Silvia Sobreira Coelho, Esdras Urbano, Adília Urbano, Cila Souto, Maria Emilia Virgolino e Oneide de Luna Freire.
Na direção tivemos por muito tempo Luiz Alexandrino e dona Lidia Fernandes.
A inauguração solenemente aconteceu em 12 de junho de 1932. O prefeito Theotônio Tertuliano da Costa fez questão de instalar solenemente e inspecionar as obras. Este era um dos 22 institutos construídos no Estado pelo interventor Antenor Navarro.
A ata registrou a presença do Ministro José Américo de Almeida; Comandante Elysio Sobreira, representando o interventor estadual; Dr. Severino Patrício, inspetor médico escolar; o professor José de Mello, diretor da instrução primária; do professor João Baptista Leite de Araújo, inspetor técnico regional e autoridades locais.
O professor Baptista Leite fez a entrega do novo prédio, em nome do Prefeito Thetonio Costa, ao diretor da instrução primária, sendo em seguida entoado o hino da Paraíba pelos alunos daquele grupo.
Em sua fala, o professor José de Mello enalteceu as benfeitorias realizadas pelo interventor à causa da educação, constituindo este um dos principais pontos de sua administração.
Depois de oficialmente instalado foi dado posse a diretoria da escola e respectivo corpo docente, seguindo-se da aposição do retrato do inesquecível patrono Irineu Joffily. Nesse momento, foi executado o hino nacional, acompanhado pelos alunos e a banda de música local.
Todo o evento foi registrado em fotos e publicado n’A União em 14 do corrente mês e ano.
A primeira turma foi formada em 1935.

Rau Ferreira

Referência:
- A UNIÃO, Jornal. Órgão Oficial do Estado da Paraíba. Edição de 23/02/1927.
- A UNIÃO, Jornal. Órgão Oficial do Estado da Paraíba. Edição de 05/03/1927.
- A UNIÃO, Jornal. Órgão Oficial do Estado da Paraíba. Edição de 14/06/1932
- A UNIÃO, Jornal. Órgão Oficial do Estado da Paraíba. Edição de 28/06/1933
- Blog “O Irineu é minha segunda casa” em: http://eeefij.blogspot.com/.
- ESPERANÇA, Livro do Município de. Ed. Unigraf: 1985.

- PARAHYBA, Diário Oficial do Estado da. Edição de 14/02/1932
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 Comentários:

Priscila disse...

Oi, tô lendo aqui seu artigo sobre o o grupo escolar e consta junto ao título do artigo: Parte II. Gostaria de saber sobre a parte I, pois não consigo localizar no blog. grata. E-mail: priscilarsrcp@gmail.com. Muito obrigada