Cônego Emiliano de Christo

By | 3.1.15 Deixe seu comentário
Cônego Emiliano de Christo

Natural de Esperança, filho do importante comerciante José de Christo, o padre Emiliano de Cristo aportou em Guarabira para servir ao povo de Deus (1933/1967).
Antes, porém, construiu o patamar da Igreja de Araçagi (1933), de onde seguiu para ser pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (1929/1933), no município de Areia.
Em Guarabira, alterou a fachada da Matriz de Guarabira construindo uma torre e instalando um relógio na Catedral de Nossa Senhora da Luz.
Pesquisou as origens de Guarabira, escrevendo as suas “Reminiscências”.
Fundador do Colégio da Luz, que prestava serviços educacionais as crianças pobres (Decreto Estadual n. 1.143/39), que formou sua primeira turma em 1941. E colaborou na criação do Colégio Santo Antonio. Incentivou, ainda, na instalação de cursos profissionalizantes
Acerca deste cônego, escreve Ednaldo Alves:

“Aquele monsenhor alto, esguio, transmitia, exercia o seu apostolado com muita autoridade, permeado com uma áurea de bondade e equilíbrio, tornando assim um renomado mentor espiritual, granjeando respeito e acolhida no coração do seu imenso rebanho”.

Em Guarabira, uma praça central foi denominada em sua homenagem.

Rau Ferreira

Fonte:
- ALVES, Ednaldo. Guarabira – um olhar sobre o passado: 2007.
- GUARABIRA, Site. Texto de Martinho Alves de Andrade. Disponível em http://www.guarabira.pb.gov.br, acesso em 25/11/2011.
- Wikipédia: Catedral de N. S. da Luz, disponível em http://pt.wikipedia.org, acesso em 25/11/2011.

- CRISTO, Mons. Emiliano de. Reminiscências de Guarabira. Tipografia Nordeste. Guarabira: 1958.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: