Um olhar sobre o Portal

By | 11.12.14 Deixe seu comentário
O Portal é um dos bairros mais desenvolvidos de Esperança, apesar de sua relativa distância do centro da cidade.
Localizado na saída para Areial à margem da chamada “estrada da batatinha”, e criado a partir do Plano Diretor da cidade aprovado em 2006, engloba os loteamentos “Portal” e “Village”. 
Possui atualmente 886 moradores e 326 edificações, funcionando ali borracharia, mercadinho, fábricas de estofados e de móveis tubulares, serrarias, serralharias e depósitos de materiais de construção, e uma unidade básica de saúde, sendo que 12 casas não tem qualquer revestimento interno ou externo.
Um fato pitoresco é que algumas de suas artéreas foram batizadas provisoriamente com nomes de flores (rua dos Ipês, rua das margaridas etc).
A sua população é constituída basicamente de crianças e jovens entre 5 e 20 anos de idade (50%), registrando um grande índice de analfabetismo (16,59%).
As necessidades mais prementes dizem respeito a infraestrutura, como canalização de água em algumas ruas e esgotamento sanitário, além de uma escola pública que trabalhe a educação de jovens e adultos.
Mas a comunidade é bem servida pela rede elétrica, inclusive funciona no local a Sub-estação de Esperança, o que propicia o estabelecimento de novas indústrias.
Muitos terrenos encontram-se desocupados e outros em construção, mostrando a tendência de sua expansão, que tem aumentado muito nos últimos anos.
Registre-se ainda a existência de uma associação de moradores, presidida pelo popular “Carlão”, que muito tem feito em prol desta comunidade.

Rau Ferreira

Fonte:
“Vigilância e Associação de bairro realizam pesquisa no Portal”, texto de Roberto Cardoso. Disponível em esperanca.pb.gov.br, acesso em 26/01/2010;
Lei Complementar nº 02, de 05 de outubro de 2006 (Plano Diretor);
Mapa 10 – Macrozoneamento Urbano de Esperança/PB;
Arquivo pessoal.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: