Os Taka-Toxas

By | 11.12.14 Deixe seu comentário
Os Taka-toxas era um grupo carnavalesco formado por jovens da classe média-baixa e que fez história nos anos 80. Teve início em 1982 com cerca de oito integrantes.
Costumavam desfilar vestidos de médicos e possuimam até uma “Imbulança”, com sirene e tudo. No final dos festejos, vendiam o automóvel todo amassado e com o motor batido.
No carnaval a sirene zuava dia e noite. Certa vez o  motorista saiu para dar um passeio, passou pela praça, foi até a Igreja e deu um “cavalo-de-paú”. Com isso houve uma denúncia anônima e o Delegado da época prendeu o veículo.
Os rapazes em protesto sairam nas ruas na tentativa de arranjar dinheiro para pagar o carro, pois tinham gasto tudo em cervejas. Encontraram um fogão velho, puseram sobre um carrinho de mão e fizeram uma rifa. Todos os foliões colaboravam independente do prêmio.
Este fato mereceu registro fotográfico e pode ser visto no Livro do Município às fls. 58.
Em 1984 os rapazes resolveram inovar se fantasiando de “Metaleiros do Rock”, para surpresa de um grupo rival. Compraram um Opala 1974 no ferro-velho, pintaram todo ele de preto, desenharam umas caveiras e fogo saindo do capú. E vestidos à caráter, tipo “roqueiros”, sairam no sábado de carnaval levantando muita polêmica para a sociedade conservadora da época.
A última participação do grupo em carnavais foi em 1986, deixando muita saudade pela sua irreverência e alegria contagiante. Um tempo lúdico de brincadeiras sadias, em que os jovens só pensavam em se divertir.

Rau Ferreira


Fonte:
-         Arquivo pessoal e familiar;
-         Dados fornecidos por Dogival Curvelo e Jailton Rodrigues, antigos integrantes do grupo;

-         Livro do Município de Esperança, Ed. Unigraf, 1985, p. 58.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: