Nelson Andrade de Oliveira

By | 30.12.14 Deixe seu comentário
Imagem Andrade Notícias
Nelson Andrade de Oliveira – seu Nelson da Farmácia, como era mais conhecido – nasceu em Nazaré da Mata/PE, no dia 24 de fevereiro de 1926.
Chegou a Esperança trazido por sua irmã, a Sra. Maria Andrade de Oliveira (Maria de Pedro Mendes). Iniciou suas atividades comerciais no dia 10 de janeiro de 1966, em uma pequena farmácia na rua Manuel Rodrigues, n° 52.
Casou-se com a professora Aluce Duarte de Oliveira, com quem teve os filhos: Paulo Roberto, Carlos Alberto (falecido), Lúcia de Fátima, Fernando, as gêmeas Gerlane e  Girlene, e Sandra.
Sempre prestativo, atendia a qualquer hora do dia ou da noite, fosse à zona urbana ou rural. O povo confiava muito em seus medicamentos e fazia a entrega de bicicleta.
Exerceu a vereança por duas vezes. Foi eleito em 1º lugar pelo PL no ano de 1955, obtendo 393 votos. E no ano de 1959, disputou as eleições pela UDN, alcançando a marca de 264 votos e ocupando a 5ª posição.
Na sua farmácia havia o tradicional “morão”, vulgarmente chamado de “Senadinho”, freqüentado por Isaías Gomes Leal (o grande tribuno), Seu Lírio, João Raimundo da Itapemirim, seu Moreno, “Zé beque.
Outro grande amigo que fez em nosso torrão foi o também saudoso Antonio Ferreira, proprietário do sítio Cabeço e que depois viria a ser seu vizinho de longa data, na rua Manoel Rodrigues n° 63.
Seu Nelson faleceu no dia 08 de novembro de 1992, na estrada de Lagoa Seca/PB, vítima de um acidente automobilístico, deixando muitas saudades.
Na época, a cidade ficou consternada, pois era uma pessoa muito querida. Durante o velório, muitos populares que o visitavam saiam emocionados, lembrando do querido “decente”.
Rau Ferreira
Fonte:
- ANDRADE NOTÍCIAS, Blog. 01 de março. Esperança/PB: 2012.
- Dados biográficos fornecidos pela família na pessoa de seu genro Ônio Lyra.
- TRE/PB, Site. Resultado das eleições para vereador, disponível em www.tre-pb.gov.br.

- TRIBUNA DO POVO, programa. Apresentação César Bronzeado e participação do médico Armando Abílio. Transmitido pela Ban FM (87,9 Mhz), em 03/03/2012.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: