Hosana Lopes Martins

By | 25.12.14 Deixe seu comentário
Natural de João Pessoa/PB, Hosana Lopes Martins deu grandes contribuições à educação esperancense. Embora não seja natural dessas paragens, fixou-se na cidade e durante muito tempo participou ativamente da nossa sociedade.
Chegou em Espeança por volta de 1957, onde fundou a “Escola Dom Vital” na Rua Floriano Peixoto, próximo a feira. E que depois se estabeleceu na Rua São Sebastião (1969). O sucesso foi tanto que Padre Palmeira chamou-a para dirigir a Escola Paroquial, permanecendo no cargo de 1962 à 1972, quando adota uma criança e decide morar no Rio de Janeiro.
Retorna a esta cidade onze anos depois e inaugura no dia 12 de fevereiro de 1983 o “Instituto Padre Anchieta”, que funcionava no Salão Paroquial.
Possuía cunho autoritário, mas pertinente à Educação de seu povo” (Livro do Município, p. 46). Outra importante característica desta professora, além do seu amor pelo ensino, foi a formação de grupos teatrais.
Para o jornalista Evaldo Brasil, “suas peças, quase sempre, tinham como pano de fundo passagens bíblicas, quando mais distantes ainda tratavam na temática religiosa, como a  Aparição de Na. Sra. de Fátima, trabalhando mensagens altruístas”.
Faleceu vítima de uma tombose em julho de 1985, depois de 49 anos de magistério mas o seu “o exemplo dela ficou para quem sempre se preocupou em ensinar a juventude de sua época” (Blog SEDUC).
Uma escola de nossa cidade foi denominada em sua homenagem em vista dos relevantes serviços prestados à educação.

Rau Ferreira

Fonte:
-         Livro do Município de Esperança. Ed. Unigraf: 1985, p. 46.
-         Revista Comercial de Esperança, Ano V. Editor Fernando Rocha.  Esperança/PB: dezembro de 2008;
-         Manuscrito: Evaldo Brasil, que foi ator neste cenário (Panela de Barro, Tupiniquim, Semap etc.) e hoje tem a sala de aula como palco no teatro da vida;

-         Blog SEDUC, Esperança/PB: http://seceducaesperanca.blogspot.com. Postagem: Escola Dom Palmeira (Colégio Diocesano de Esperança).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: