História da 2a. Vara de Esperança

By | 9.12.14 Deixe seu comentário
No ano de 1987, foi criado o Cartório Judicial do 2º Ofício, na Comarca de Esperança. Durante algum tempo, esta unidade judiciária permaneceu como sendo de 1ª Entrância com duas varas.
A solenidade aconteceu no Forum Dr. Samuel Duarte”, na antiga Praça “Sebastião Duarte”, no dia 03 de março daquele ano. E contou com as presenças do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Miguel Levino de Oliveira Ramos, do Vice-presidente daquela Corte, Desembargador Josias Pereira do Nascimento, além do Desembargador Corregedor Coriolano Dias de Sá.
Faziam-se presentes ainda o Prefeito Municipal de Esperança, Luiz Martins de Oliveira, e o Dr. Durval Lins de Albuquerque, que representava na ocasião a Ordem dos Advogados.
Em sua fala, o gestor municipal externou a satisfação do povo esperancense em ver ampliado o quadro do Poder Judiciário local. Enquanto que o Presidente do Judiciário Estadual, agradeceu o empenho do prefeito esperancense e do Dr. Simeão Cananéia na criação daquela vara judicial.
Outras autoridades fizeram uso da palavra, engrandecendo a cidade e a comarca que se destacava no cenário paraibano.
A Comarca de Esperança foi elevada à categoria de 2ª Entrância no ano de 1992. Nessa época, o Dr. Antônio do Amaral assumiu interinamente a 2ª Vara da Comarca, cumulando com a primeira, até a chegada do Juiz Titular, Dr. Gilson Farias de Araújo, no ano de 1988.
O magistrado que mais tempo exerceu a jurisdição neste segundo ofício foi o Dr. Antonio Leobaldo Monteiro de Melo, superando a marca dos 13 anos.
Atualmente, tem assento na 2ª Vara a Dra. Lua Yamaoka Mariz Maia, que também é Diretora do Forum, sendo o Dr. Jailson Shisue Suassuna o tiular do 1º Cartório.
No detalhe da foto, a fachada principal do Forum “Dr. Samuel Duarte”.

Rau Ferreira
Fontes:
- Livro do Município de Esperança. João Pessoa: Unigraf, 1985, p. 41.

- Fórum Samuel Duarte, livro de compromisso: Ata de Instalação da 2ª Vara da Comarca, 1987 – p. 1/3.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: