Documento histórico: Manoel Rodrigues

By | 31.12.14 Deixe seu comentário
Encontramos no blog do amigo Jailson Andrade [Esperança de Ouro] um importante documento para a nossa história. Trata-se do compromisso prestado pelo prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira (1925/1930).
Comerciante, criador de gado e proprietário da “Loja Ideal”, casado com Dona Esther, este cidadão foi um importante político em nosso município.
O seu termo foi tomado pelo Dr. João Marinho – Juiz Municipal à época, cuja transcrição fazemos a seguir:

Termo de compromisso
Aos (31) trinta e um dias do mês de dezembro do anno de mil novecentos e trinta e cinco, no edifício do Paço Municipal, pelas treze horas, perante a autoridade constituída Doutor João Marinho da Silva, Juiz Municipal deste Termo, prestou compromisso de Prefeito deste mesmo Município o Cidadão Manuel Rodrigues de Oliveira. E para  constar, eu Theotônio Cerqueira Rocha, escrevo e assigno. (as) João Marinho da Silva/ Manoel Rodrigues de Oliveira – Prefeito”.

Como prefeito uma de suas primeiras determinações foi adaptar o orçamento da cidade de Alagoa Nova à realidade do recém criado município de Esperança (Decreto nº 1) e realizar eleições para o Conselho Municipal, realizada no dia 22 de agosto de 1926.

Rau Ferreira

Referência:
- ESPERANÇA, Livro do Município de. Ed. Unigraf. Esperança/PB: 1985.
- ESPERANÇA, Revista da. Ano I, Nº 02, mar/ maio. Esperança/PB: 1997.
- ESPERANÇA, Revista 60 Anos de. Editor Assis Diniz, G.G.S. Gráfica, João Pessoa/PB: 1985.

- ESPERANÇA DE OURO, Blog. Editor Jailson Andrade. Post 17/04/2012. Disponível em: http://www.esperancadeouro.com/
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: