A Igreja de Esperança

By | 11.12.14 Deixe seu comentário
A atual Igreja de Esperança está construída sob uma antiga capela erigida em 1860, fundada por Frei Venâncio.
Localizada no centro da cidade, ela tem a forma de um retângulo.
Possui uma torre de 36 metros de altura, com uma cruz de acrílico no alto e um relógio cujas badaladas ecoam por toda a cidade, comprado a partir de contribuições iniciadas em 1931. E logo abaixo, a imagem da Virgem do Bom Conselho.
Na fachada observam-se três portas de entrada, sendo duas menores. Além de quatro janelas venezianas de ferro e duas em madeira.
As portas são de madeira divididas em duas partes. Possuem figuras geométricas desenhadas (losângulos) e estão distribuídas na frente e nas laterais da igreja. Também se obervam na sua constituição janelas de madeira e vidro colorido, que são abertas durante as celebrações.
Na lateral encontra-se ainda um rol onde estão depositados os restos mortais de diversos esperancenses ilustres, dentre eles o do poeta Silvino Olavo da Costa. E no centro deste corredor uma gruta encostrada de pedras róseas sob a invocação de Nossa Senhora de Lourdes, com as imagens da santa venerada e da menina Bernadete, que assistiu a sua aparição.
Dados históricos indicam que ela teria sido levantada pelo Mons. Severiano, que administrou a paróquia de 1933 a 1935.
Na gruta encontramos ainda uma pequena porta que dá acesso às dependências internas da igreja.
No interior temos várias colunas no estilo romano que dão sustentação a edificação, sendo o piso revestido de granito. E nas paredes, imagens de gesso pintadas fabricadas pelo artesão por Chico Piúba, representando os santos católicos.
No fundo vemos o altar-mor da igreja com uma grande mesa ao centro em pedra e granito, e um crucifíxo em madeira sob a parede, com as imagens do Cristo crucificado e da nossa padroeira.
Os bancos da igreja são de madeira, sendo o sacrário de metal dourado. Nos fundos funciona a secretaria paroquial, com os serviços de registros da igreja.

Rau Ferreira
 
Referência:
- Livro do Município de Esperança; Ed. Unigraf, 1985 – p. 34.
- Revista Centenário da Paróquia, Ed. Jacinto Barbosa: 30 de maio de 2008.
-         Site: paroquianossasenhoradobomconselho.org;
- Revista Esperança 82 anos, Ed. Jacinto Barbosa: novembro de
-         2007;

-       Jornal “A União” - Paraíba, edições: 28/06 e 13/09/1931.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: