1945: Festa da Padroeira em Esperança

By | 5.12.14 Deixe seu comentário

Reportagem Especial

Noticiava “A União”, de 24 de janeiro de 1945, o êxito da festa da padroeira de Esperança, N. S. do Bom Conselho. Dizia o periódico que “Decorreu muito animada a festa da padroeira da cidade”, de onde surgiu uma “Vitoriosa campanha para a construção de um colégio”.
Por esse tempo administrava a paróquia o Padre João Honório, o qual lançara a idéia de se construir um ginásio para os estudantes locais, embrião do Ginásio Diocesano inaugurado depois por Dom Palmeira.
Dois grupos disputavam a atenção dos esperancenses: Baianas e Camponesas, que angariaram sessenta e três mil cruzeiros, que mereceram simpatias populares pelo seu devotamento à causa nobre da educação local.
O novenário solene tivera início dia 6, com término dia 14 de janeiro de 1945. As solenidades religiosas foram muito concorridas e a Igreja Matriz bem ornamentada, encantava a todos.
Os festejos profanos, por sua vez, alcançaram extraordinária animação, com carrosséis e barracas de prendas nas principais vias da cidade.
No detalhe da foto, o grupo das Baianas, formado por: Hilda Batista, Creusa Luna, Elisabeth Costa, Maria Madalena, Celizete Costa, Terezinha Medeiros, Maria das Neves, Nenem Jacintho e Maria Auxiliadora Azevedo.

Rau Ferreira

Referência:

- Jornal “A União”, órgão oficial do Estado da Paraíba. Edição de 24/01/1945.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: