Lei N. 48/50 - Denomina ruas de Esperança

By | 2.6.14 Deixe seu comentário
No dia 13 de março de 1950, o Prefeito de Esperança sancionava a Lei n° 48. A princípio nada de excepcional se percebe neste ato, a não ser pelo fato de que este decreto denomina algumas das principais e mais conhecidas ruas do Município.
Até esta data, a rua principal que vai da Matriz do Bom Conselho até o Colégio Diocesano (antigo Paroquial), nas imediações da Praça da Cultura, era chamada de Avenida Senador Epitácio. Com a nova lei passou a chamar-se definitivamente Avenida Manuel Rodrigues de Oliveira.
A Rua do Boi, como a conhecemos, tinha oficialmente o nome de Rua Barão do Rio Branco. A partir do decreto municipal, fora denominada de Avenida Senador Epitácio, cujo nome permanece até hoje. Mas há quem diga que no passado era chamada de Rua Centenário.
A terceira e última rua a que se refere a lei é a rua Beleza dos Campos. Esta localidade até hoje é conhecida por este epíteto. Aliás, Beleza dos Campos é o nome daquele bairro. Com o decreto do Prefeito Júlio Ribeiro da Silva, passou-se a chamar Rua Barão do Rio Branco.
A seguir apresentamos o texto oficial e a reprodução da lei supracitada:
LEI N° 48 -  Dispõe sobre a denominação de ruas da cidade.
 O Prefeito Municipal de Esperança, usando de suas atribuições conferidas pela letra b do art. 63 da Lei N°321 de 8 de janeiro de 1949.
 Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE ESPERANÇA, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 Art. 1° - As avenidas Senador Epitácio, Barão do Rio Branco e Beleza dos Campos, desta Cidade, passarão a denominar-se: Manuel Rodrigues de Oliveira, Senador Epitácio e Barão do Rio Branco, respectivamente.
 Art. 2° - Revogam-se as disposições em contrário.
 PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPERNAÇA, em 13 de Março de 1950.
 Júlio Ribeiro da Silva - Prefeito Municipal 

Registre-se, por oportuno, que o comerciante e ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira falecera no ano de edição daquela lei, mais precisamente no dia 14 de fevereiro de 1950.

Rau Ferreira

 Referências:
- ESPERANÇA, Livro do Município de. Ed. Unigraf. Esperança/PB: 1985.
- ESPERANÇA, Câmara Municipal de. Arquivo Público. Esperança/PB: 2010.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: