LEF - Liga Esperancense de Futebol

By | 1.6.14 Deixe seu comentário

A Liga Esperancense de Futebol foi fundada em 1999, com o objetivo de dar maior apoio ao esporte de Esperança. Seu idealizador e Presidente, Manuel Henriques da Rocha (Rochinha), há mais de 10 anos vem lutando em prol do amadorismo.
A entidade é composta por várias equipes, onde cada uma tem um voto de representação na eleição do seu presidente. O mandato é de 4 anos.
A primeira reunião ocorreu no dia 30 de novembro de 1999, na Rua Epitácio Pessoa, da qual estavam presentes: Beraca, Portuguesa, Grêmio, Londrina, Vasquinho da Chesse, Madeireira Diniz, Ponte Preta e Decorama. Mas oficialmente, foi instituído o dia 1º de dezembro como data de sua fundação.
A LEF é registrada em Cartório e possui CNPJ, e funcionou na Rua Antenor Navarro, próximo ao Bar do Palmeiras.
Seus maiores problemas são a falta de incentivo e recursos, e de uma sede social. Mas confessa que alcançou uma grande vitória, ao organizar o nosso esporte amador. Por isso o lema atual da liga é trabalhar e incentivar o esporte amador de Esperança.
Mas não pensem que ela vive só de futebol. Todos os anos ela leva cerca de n atletas para participarem da Corrida do Fogo, promovida pelo Corpo de Bombeiros de Campina Grande.
A LEF tem desenvolvido ainda diversas atividades na cidade, a exemplo dos cursos de arbitragem, palestras e coordenação de diversos campeonatos, dos quais citamos: Copa Anel do Brejo, Campeonato Municipal de Puxinanã, Copa Jardim Cidade de Areia, Campeonato Municipal Cidade de Areial. E os tradicionais “Ruralzão” e “Rochão”.
Durante os jogos estudantis deste ano, a LEF e as equipes filiadas foram homenageada pelo Colégio José Souto.
Manuel Henriques da Rocha – o “Rochinha” - estreou no esporte em 1984. Jogou no América de Esperança (88/92), Brasil da Timbauba, Flamengo do Alto Branco (Campina Grande), Esporte de Manguape e CSA de Areial.
No “Mequinha”, participou das categorias juvenil, aspirante e titular, chegando a jogar pela 2ª Divisão do Campeonato Paraibano.
Atua como árbitro desde 1993. Fez curso na Liga Campinense de Futebol e também na Federação Paraibana. E durante algum tempo, apitou jogos na “Rainha da Borborema”.
É apresentador do programa esportivo “Ban Esporte”, transmitido pela Banabuyê FM 87,9 MHz. E administrador do site ligaesperancensedefutebol.com. br.

Rau Ferreira

Referência:

- Entrevista com o Presidente da LEF Manuel Rocha, concedida em 20/12/2009.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: