Paróquia de Esperança

By | 30.5.14 Deixe seu comentário
Atual Av. Manuel Rodrigues, aspecto de 1941
O ano de 1860 marcou a fundação da Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho, onde hoje é a Igreja matriz, por orientação do Frei Venâncio, primeiro missionário a chegar nestas terras e a celebrar missa.
Segundo a tradição, a devoção à Mãe do Bom Conselho no Brasil teria se iniciado em 1785 pelas mãos do padre jesuíta José de Campos Lara.
Além do nosso pequeno torrão, a cidade de Princesa Izabel, no alto sertão paraibano, segue igualmente a devoção a Virgem do Bom Conselho.
Mas a Paróquia somente foi criada no dia 20 de maio de 1908, desmembrada da Paróquia de Alagoa Nova por ato do Bispo da Paraíba Dom Adauto de Aurélio de Miranda Henriques, tendo ao comando o Padre Francisco Gonçalves de Almeida, nosso primeiro pároco.
Posteriormente a pequena capela foi demolida e no mesmo local construiu-se a Igreja Matriz como hoje a conhecemos. Com uma torre de 36 metros de altura e uma cruz de acrílico no alto, a igreja possui ainda um relógio e uma gruta de pedras de rosa, onde se vêem as imagens da Virgem de Lourdes e Santa Bernadete. Nesse local eram sepultadas as pessoas importantes da cidade.
Antigamente no interior da igreja havia um altar-mor no melhor estilo barroco, que foi demolido para dar lugar a um mais simples por determinação do Concílio Vaticano II, cujas ordens foram seguidas a risca por Padre Manuel Palmeira.
Já o coral foi criado em 1942 e existiu por 12 anos, partindo a iniciativa da Sra. Hilda Batista, e animava tanto as missas quanto as festividades da padroeira. Sua característica era o canto orfeônico e litúrgico, que era acompanhado na matriz pela Serafina tocada por Júlia Santiago e depois por Maria Duarte.
A Paróquia é bastante grande e é dividida nos seguintes setores: cidade, São Tomé, Massabiele, Pintado e São Miguel, que agrupam várias comunidades além de 26 capelas nas zonas rural e urbana, algumas ainda em construção, a exemplo da Capela Santana no Sítio Timbaúba.
Integram ainda a nossa comunidade cristã vários grupos de jovens e adultos dedicados à evangelização: Apostolado da Oração, Obra Nova,Jesus Redentor, JUFRA, EJC, ECC,Anunciando Jesus, Jacozinho do Senhor, Nova Geração, Divina Luz, Grupo dos Homens, Grupo das Mulheres, Irmandade do Santíssimo,Construtores da Paz, Vicentinos, OFS e Oficina de Oração. E diversas pastorais, como a dos Noivos, da Pessoa Idosa, da criança, pastoral carcerária etc.
A Paróquia mantém ainda um Sopão Comunitário nas comunidades São José e Portal, como parte de sua obra social.
Nosso sacristão é o senhor Pedro Florentino de Souza, que atua na igreja desde 1984.

Rau Ferreira

Referência:
- Livro do Município de Esperança; Ed. Unigraf, 1985;
- Revista Esperança 82 anos, Editor Jacinto Barbosa, novembro de
2007;
- Revista Centenário da Paróquia de Esperança, Editor Jacinto Barbosa, 30 de maio de 2008.

- site da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho (http://www.paroquianossasenhoradobomconselho.org/).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: