N. S. do Bom Conselho

By | 30.5.14 Deixe seu comentário
A devoção à Virgem do Bom Conselho surgiu no Brasil em 1785, pelas mãos do padre jesuíta José de Campos Lara. Chegando à Paraíba ainda no Século XVII.
Por volta de 1860, Esperança era apenas uma grande faixa de terras, conhecida apenas por “Banabuyê”, e pertencente a Alagoa Nova.
Foi então que Frei Venâncio, o primeiro missionário a chegar nessas paragens, decidiu construir uma pequena capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho, onde hoje está erigida a Igreja Matriz.
A paróquia, de igual denominação, somente foi criada em 1908, por ordem do Bispo da Paraíba, Dom Adauto de Aurélio Miranda Henriques. O ato levou em consideração as necessidades espirituais da povoação de Esperança (Livro Tombo nº 01, f. 01).
Religiosamente é dedicado o dia 26 de abril para os festejos da Mãe do Bom Conselho. Mas por tradição, comemora-se ainda no início do ano, no mês de janeiro.
Este ano as festividades ocorrerão de 01 a 10 de janeiro de 2010, com Celebração Eucarística, Ofícios, Terços, Procissão, Quermesse e Pavilhão.
Confira a programação na coluna lateral deste blog ou no site da paróquia de Esperança.

Rau Ferreira

Referências:
-       Wikipédia: Nossa Senhora do Bom Conselho;

-       Site da Paróquia: www.paroquianossasenhoradobomconselho.org/
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: