I Corrida da Fogueira

By | 30.5.14 Deixe seu comentário
Vencedor da I Corrida da Fogueira
A “Corrida da Fogueira” foi organizada em Esperança por Severino Ramos Pereira, o Dr. Nino, na década de 60. Na época foi solicitado dos clubes de futebol que indicassem cinco de seus jogadores para formar a competição. Participaram as equipes do América F. C. e Palmeiras.
O evento aconteceu no dia 23 de junho de 1965, véspera das festividades de São João, razão pela qual denominaram de “Corrida da Fogueira”, com cerca de 11 atletas.
A largada aconteceu no antigo Ginásio Diocesano, e o percurso teve o seguinte trajeto:
Rua Manuel Rodrigues (Rua Grande) descendo pela Juvinano Sobreira e Antenor Navarro (Rua de Areia), prosseguindo pela Sebastião Araújo (Rua da SAMBRA) e davan a volta pelo “Esperança Clube” na Rua Manuel Palmeira e de lá até a lateral do Posto Atlantic. A partir daí os atletas enfrentavam a subida da Rua Senador Epitácio (Rua do Boi) e desciam pela Dr. Silvino Olavo até a entrada do antigo Açude Banabuiê, retomando nas ruas Patrício Bastos (em frente ao atual Campo da Rodoviária) e Monsenhor Severiano até a Farmácia de Gilvan, na lateral da Igreja Matriz. Nesse ponto, pegavam a Rua Nova (Rua João Pessoa), continuando pelas Ruas João Mendes, Alfredo Régis e Napoleão Laureano, terminando em frente ao CAOBE.
Desse tempo Chico de Pitiu lembra em seu livro [1] as grandes forças do atletismo local: Pedro de Pedrão e Mesquíades.
Mas o grande campeão da I Corrida da Fogueira foi o popular “Rulipa”, que defendia as corres do Palmeiras. “Outro vencedor dessa modalidade de corrida, foi Inácio Piranji”, segundo narra Chico de Pitiu em sua obra (p. 145).
No detalhe da foto vê-se “Rulipa” na linha de chegada.

Rau Ferreira
Referências:
-         [1] “50 Anos de Futebol e Etc.”, Francisco Cláudio de Lima, Ed. Rivaisa: 1994, p. 145, 160/162;
-         Foto gentilmente cedida por Evaldo Brasil;

-         Arquivo pessoal.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: