Esperança: registro do S. João

By | 31.5.14 Deixe seu comentário
O São João é a festa de maior expressividade nordestina. Comidas e danças típicas são ensaiadas e preparadas com antecedência, e durante todo o mês de junho as pessoas brincam e se divertem em torno da fogueira.
Esperança manteve acesa esta tradição através de suas quadrilhas de ruas e festejos promovidos por populares.
No passado tínhamos as quadrilhas marcadas por Benício Nóbrega, Antônio Coêlho, Theotônio Rocha, Matias Virgolino e Ascendino Portela, o mais conhecido de todos e que faleceu recentemente.
Na “Chã da Bala” (rua Manoel Rodrigues), a quadrilha mais famosa era organizada pelos familiares de Inácio Pereira (Goteira).
O “Casamento Matuto” também marcou época em nossa cidade. Carroças de boi eram efeitadas e percorriam as ruas da cidade com os noivos em seus trajes típicos. Segundo consta do Livro de Esperança, o cortejo saia da residência do Sr. Dogival Costa.
E danças como xote, xaxado, baião e muito forró podiam ser ouvidos por toda a cidade.
O Santo Antônio e São Pedro são comemorados com igual empolgação, as moças fazem advinhas, rezas e orações; e na igreja os ritos litúrgicos acompanham os festejos juninos em geral.
Os principais sanfoneiros da cidade Manoel Tambor e Chico de Pepê.
Durante a administração do Prefeito José Lêdo Vieira Nóbrega (1989/1992), a festa passou a ser organizada pela prefeitura municipal com especial destaque. Foi organizado o “Arraial da Esperança”, com barracas, ilhas de forró e um palco principal a que deram seguimento as administrações posteriores.
A partir de 2009 passou a denominar “São João de Todos”, segundo o lema municipal da atual administração, onde foram criadas algumas casas que representam a antiga “Banabuyê” de outrora. Trata-se de uma pequena vila com capela, delegacia e bodega. Nesse mesmo ano foi homenageado o popular “Zé Belo”, um dos bodegueiros mais antigos da cidade.
Em 2010 a edilidade municipal já deu início aos preparativos para as comemorações de S. João, com a construção da “Vila Banabuyê” e palco onde se apresentarão as principais atrações. Este ano está previsto shows com as bandas “Mulher Chorona”, “Forró Pegado”, “Louro & Victor Santos”, “Forró Feitiço”, “Colo de Menina” e muito mais.
Nos detalhes das fotos observamos o “Arraial da Esperança” 1994 e 2006; a rua direita do São João de Todos 2009, o interior da capela e o portal principal da festa (2009).

Rau Ferreira

Referência:
-         Livro do Município de Esperança, Ed. Unigraf: 1985, p. 67/68;
-         Revista da Esperança, Ano I – Nº 03, Jun/Agosto 1997, p. 23;

-         Fotos: Acervo Evaldo Brasil.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: