Esperança: Irmãos do Santíssimo

By | 30.5.14 Deixe seu comentário
Irmãos do Santíssimo (década de 40)
A Irmandade do Santíssimo foi criada no dia 02 de maio de 1940 pelo Padre João Honório de Melo, e completa neste domingo 70 anos de fundação. O grupo de homens faz a honra e guarda do Santíssimo, além de acompanhar as missas e procissões. E às terças-feiras celebra o terço dos homens, que tem sido muito prestigiado pela comunidade.
A irmandade também recebe a denominação de "Soldados de Cristo" e possui hino próprio, em cujo refrão se repete: "Glórias e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento".
A Paróquia de Esperança tem a satisfação de ser uma das poucas igrejas no Brasil a instituir e manter esta congregação.
Ao longo de sua história 23 coordenadores estiveram a frente dos trabalhos. O primeiro presidente foi o Sr. Manoel Pequeno de Azevedo (1940-1942), seguido pelo Sr. José Firmino, pai de Celi Firmino, que permaneceu na direção da instituição por cerca de 10 anos (1942-1952). Atualmente a coordenãção dos trabalhos da irmandade está a cargo do Sr. João Vicente.
Para ser irmão é necessário ser convidado por outro membro, ser casado e ter reputação ilibada. Em junho haverá novas consagrações. Dez homens serão apresentados à comunidade e passarão a integrar o quadro da Irmandade do Santíssimo de Esperança.
Hoje, dia 02 de maio, haverá uma celebração na Igreja Matriz em comemoração ao septuagésimo ano de fundação da Irmandade.
No detalhe da foto, os Irmãos do Santíssimo com o Pe. João Honório em 1942.

Rau Ferreira

Referências:
- Jornal “A Cidade” (Ban Fm 87,9 Mhz), Entrevista: Irmãos do Santíssimo, 30/04/2010, às 13:20 h;
- Foto: Acervo de Celi Firmino;

- Missa em Ação de Graças aos 70 anos da Irmandade do Santíssimo, Igreja Matriz: 02/05/2010.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: