Cadeia de Esperança

By | 31.5.14 Deixe seu comentário

Por João Batista Bastos (*)

Cadeia de Esperança: aspecto de 1986
A preocupação com a segurança pública do município de Esperança, data da primeira administração municipal, na década de 20, quando o prefeito era Manoel Rodrigues de Oliveira. Porém, apesar de já constar no Balancete semestral da prefeitura despesas com a justiça e segurança pública, a cadeia só chegou a existir em nosso município, a partir da década de 40, em um a casa residencial adaptada, na rua João Pessoa (rua nova, na casa da esquina, onde, ultimamente, era a loja de Carminha Calçados, e, atualmente, é um prédio novo de dois pavimentos residenciais.
A cadeia pública de Esperança foi edificada nos anos 50, na rua do Prado, hoje, Alfredo Regis, onde até hoje, existe. Nunca foi inaugurada. Esperava-se que a inauguração acontecesse, quando fosse trancafiado o primeiro criminoso. Comentava-se na cidade que a primeira pessoa a ser presa, levaria uma pisa, em sinal de inauguração da cadeia. Ainda a respeito da cadeia, aquele presídio passou anos sem ter ninguém preso.
Esse fato ocorreu justamente nos anos 50, quando Esperança tinha fama de cidade calma,e, realmente, era absolutamente calma, tranqüila, a ponto de dormirmos de portas abertas. Lembro-me que, quando passeávamos pelas ruas da cidade, e, ao passarmos na frente da cadeia,as grades estavam todas abertas, sem ninguém, como se estivesse abandonada pela administração pública. Durante o período do inverno, o mato crescia no interior do prédio e os proprietários de rebanhos caprinos levavam as ovelhas e bodes para pastarem durante o dia todo. Com o aumento da população e o desenvolvimento do município, cresceu a violência, chegando ao ponto que está agora. A cadeia está superlotada de jovens, lamentavelmente.

João Batista Bastos



(*) João Batista Bastos, conhecido por “João de Patrício”, é Procurador Geral do Município de Esperança e advogado militantes desta Comarca, com especialidade em Direito Civil. Seu pai – Patrício Firmino Bastos – foi um importante empresário e a sua loja uma das mais tradicionais da cidade de Esperança.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: