Esperança: O Tanque do Governo

By | 4.2.12 Deixe seu comentário

ReportagemEspecial

Oficialmente denominado “Reservatório16 de Agosto”, o popular Tanque do Governo está localizado no final da ruaManuel Henriques em Esperança.
Construído na interventoria deRuy Carneiro, sob a administração do Prefeito Sebastião Vital Duarte, tinha porobjetivo suprir as necessidades de água potável do município.
Na época não existia águaencanada e diversas pessoas faziam o serviço de colocar água nas casas, a exemplode Adauto Pichaco e um senhor que fazia carga de burros na Beleza dos Campos.

O reservatório em 1965

Os estudos preliminares foramfeitos pelo engenheiro Luciano Vareda – Diretor de Saneamento de João Pessoa. Esua inauguração deu-se em em 16 de agosto de 1944.

Placa de inauguração (1944)

Várias camadas de terra e lajedoforam retiradas daquele tanque natural de pedra para que pudesse acumular aságuas pluviais. Em uma antiga publicação, encontramos as seguintes anotações:

“Trata-se de um tanque que, pelas suas condições naturais, podearmazenar um volume dágua, calculado em cerca de 50 mil metros cúbicos.Considerável quantidade de terra e cascalho foi removida das profundasdepressões do lajedo que reveste o subsolo da área aproveitada nessemelhoramento” (A União:12/05/1944).

Até hoje o lugar chama a atençãode populares e turistas. Na década de 80 o tanque foi amurado, evitando assimque animais e pessoas adentrassem ao seu interior. 

Aspecto atual do reservatório.

E mais recentemente, foicolocado um chafariz para que a população faça bom uso daquelas águas.

Rau Ferreira

Fonte:
-        ESPERANÇA, Livro do Município de. Unigraf.Esperança/PB: 1985.
-        AUNIÃO, Jornal. Edição de 12 de maio. João Pessoa/PB: 1944.
-        ESPERANÇADE OURO, blog. Em http://www.esperancadeouro.com,acesso: 21/01/2012.
-        Fotos:Acervo do jornalista Evaldo Brasil e Google Images. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: