Jornal Correio de Esperança: 1930

By | 20.1.12 Deixe seu comentário

Esperançasempre se notabilizou por ter uma vasta cultura, expressa em papel nosperiódicos locais. O primeiro que se tem notícia é o jornal “A Seta”, editado em1928.
Nesteblog, escrevemos em alguns postsacerca da nossa produção jornalística, relacionando os principais veículos decomunicação de outrora.
Trazemosagora para o conhecimento do nosso público leitor algumas notas sobre o jornalCORREIO DE ESPERANÇA.
Clique para ver maior.

Sua publicação era semanal,sendo proprietários os sócios Salles e Andrade. A redação e a oficina funcionavamna rua Juviniano Sobreira. O redator-chefe era o professor Luiz Gil deFigueiredo, contando com colaboração de Severino Torres e Antonio Araújo.
A primeira edição foi lançadaainda no mês de fevereiro de 1930, trazendo notícias sobre alguns dosacontecimentos locais. E se autodenominando “órgão independente e noticioso”. Aassinatura anual custava nesse tempo 10$000 e o número avulso $200.
Aceitava-se franca contribuição.Assim é que encontramos a publicação de alguns esperancenses, bem como notas deaniversário e falecimento. Contudo, uma coluna de importância capital para aépoca era o “Indicador da Cidade”, que trazia os principais serviços públicos,seus endereços e capitaneantes, por exemplo: Tabelionato Público, Sr. JoãoClementino Leite; Instituto Tiradentes, Luiz Gil; Promotoria Pública, TheotonioRocha; Advogado, acadêmico Severino Diniz.
Clique para ver maior.

Nele, encontramos ainda aspublicidades de José de Andrade Mello (Pharmácia Oswaldo Cruz), Sebastião Lima(dentista), Garagem São José (João Galdino), Sapataria Vitória (José Ribeiro),Casa Souto (José Souto), Alfaiataria do Povo (Sebastião Félix), MaximinianoAlves (A vencedora) e Egydio Gomes (alfaiate). Denota-se, portanto, asingularidade do comércio local, desde muito promissor.
Chamou-nos a atenção um textopublicado na edição n. VIII, de 22 de março de 1930, assinado pelo pseudônimode Índio Piragibe. Talvez o seu autor se inspirasse no Índio Cariri, de IrineuJóffily. Estamos a pesquisar!

Rau Ferreira

Fonte:
-        ESPERANÇA, Livro do Município de Esperança. Ed.Unigraf. Esperança/PB: 1985.
-        CARVALHO, Tancredo de. Memórias de um brejeiro. Ed. S.N.: 1975.
-        ARAÚJO, Maria de Fátima S. Paraíba, Imprensa e Vida:Jornalismo impresso 1826 a 1986. 2 ed. Editora e Jornal da Paraíba: 1986.
-        CORREIO DE ESPERANÇA, Jornal. Edições de N. 08 e 12. Março/Abril.Esperança/PB: 1930.
-        NOVO TEMPO, Jornal. Ano IV, nº 23 – Nov/Dez. EdiçãoEspecial. Esperança/PB: 1995.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: