11 Cruzes: Paróquia de Luto

By | 30.11.11 Deixe seu comentário
Gruta das 11 Cruzes. Foto: Jailson Andrade


N
o ano de 1946, um grande houve um grandeacidente envolvendo pessoas da cidade de Esperança, ocorrido nas proximidadesdo Bananal. O episódio ficou conhecido como “Virada das Onze Cruzes.

Na época não existiaasfaltamento e as dificuldades para se chegar ao destino eram muitas. Segundo consta,um chofer esperancense conduzia o seu caminhão Chevrolet 1939, transportandoalgodão e madeira, além de onze comerciantes. O veículo teria tombado naladeira da gruta do Riachão, deixando onze vítimas fatais.
A estrada antigamente passava noVale do Jatobá e saia no bairro do Alto Branco, em Campina Grande, com destinoas feiras e casas comerciais daquele município.
Quem melhor descreve o ocorridoé o motorista José Bento Sobrinho, conhecido por “Careca”, através dos versosseguintes:

Passaram em Camucá
Todos alegres de coração
Desse mesmo jeito
Passaram no Distrito de S.Sebastião
E não sabiam que a morte
Lhes esperavam na Gruta doRiachão

O fato foi ainda registrado pelopadre João Honório no Livro Tombo da Paróquia do Bom Conselho, que escreveu:

Página de luto: Ao terminar a crônica da vida paroquial docorrente ano, quero deixar consignado, neste livro de Tombo, um preito dehomenagem e caridade cristã, aos mortos do terrível desastre de caminhão,verificado a 5 de julho, em que perderam a vida onze chefes de família, destacidade e do interior da paróquia, quando se dirigiam a cidade de CampinaGrande. Foi um dia de dor e desespero nestas terra. Não se pode descrever oquadro terrível que enlutou e xx a nossa boa gente. A paróquia associa-se aoinfortúnio das famílias das vítimas, decretando um dia de luto e saudade ecelebrando solenes exéquias, nas quais tomaram parte o vigário, e os servospadre João Félix (...) Esperança, dezembro de 1946. (As) Padre João Honório”.

Há notícias ainda de que, na época, circularam folhetos de cordéis narrando a história deste acidente. Contudo,não foi possível encontrá-los em nossas pesquisas.

Rau Ferreira

Fonte:
-  ESPERANÇA,Paróquia de. Livro Tombo nº I. Esperança/PB: 1908, p. 92.
- BLOG,Esperança de Ouro. Jailson Andrade, 07 de novembro. Esperança/PB: 2011.
-  Disponível em: http://www.esperancadeouro.com/,07/11/2011.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: