Agência da Chevrollet em Esperança

By | 12.6.11 Deixe seu comentário
Fachada principal da revenda de carros

Dizem os mais antigos que o município de Esperança foi o pioneiro na revenda de carros da marca Chevrollet no Estado da Paraíba. Onde hoje é apenas um depósito do Grupo Decorama - na Rua Solon de Lucena, 53 - antes havia uma concessionária que revendia veículos daquela marca tendo inclusive uma oficina mecânica especializada.
A empresa teria funcionado de 1930 até meados de 1970 e pertencia a Francisco Bezerra da Silva, que também possuía desfibriladoras de algodão e uma loja de ferragens na cidade (1930-1940). E era gerenciada por Antonio Coêlho Sobrinho.
Além de carros a firma vendia geladeiras e baterias Delco. Várias pessoas vinham da zona rural e de outras cidades como Remígio e Areia, para adquirir tais produtos. Era agente da Standard Oil Company e representante dos afamados pneus Royal, Dunlop e Firestone.
Detalhe da Oficina Mecânica
O esperancense Ademar Ferreira era o responsável por trazer os veículos novos para esta cidade, atividade conhecida como “Caravanista” e estava autorizado junto a GM a “retirar seus produtos e tratar de assuntos em geral”. Segundo consta, os veículos vinham de São Caetano do Sul e chegavam primeiro em Esperança.
Carteira de Ademar Ferreira fornecida pela GM
Dizem até que no prédio onde funcionou a agência existia uma placa comemorativa, simbolizando os 25 anos da marca na Paraíba.
No detalhe da foto, observamos a fachada do prédio onde funcionou a concessionária da Chevrollet em Esperança.

Rau Ferreira

Fonte:
- FISCO, Revista do. Ano XXXVIII - N. 364. Paraíba, Setembro-2008 – p. 12/13;
- PARAHYBA, Almanach do Estado da. Vol. 16. Imprensa Oficial: 1933;
- PARAHYBA, Anuário do Estado da. Vol. 1-3. Imprensa Oficial: 1934;
- http://esperancadeouro.blogspot.com/2011/06/francisco-bezerra-da-silva-instalara.html.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: