Monsenhor Severiano, notas

By | 12.4.11 Deixe seu comentário
Monsenhor Severiano não é só uma rua de Esperança, este padre contribuiu deveras com o progresso desta cidade.
Francisco Severiano de Figueiredo foi administrador paroquial no período de julho de 1929 à março de 1930. Uma de suas principais realizações foi a construção da Gruta de N. S. de Lourdes e reforma da Igreja Matriz, incluindo os mosaicos.
Este pároco nasceu em Caicó/RN em 09/11/1872 e ordenou-se padre na Paraíba em 1898, na Catedral de Nossa Senhora das Neves.
Vejamos um pequeno resumo de sua vida eclesial:
Conego e efetivo em 1905, Monsenhor em 1914, Vigário da Sé, Diretor do Colégio Pio X, Diretor do Seminário, professor do Liceu, jornalista, pregador, latinista (publicou uma gramática latina), nasceu vigário e, já sexagenário, pediu para que lhe dessem um rebanho na doce construção apostolical. Ficou sendo vigário em Esperança, lindo título, em janeiro de 1933”( Revista do IHGP, p. 123).

Dele nos dá conta também o folclorista LUIZ DA CÂMARA CASCUDO:
Quando tive de examinar as datas da criação das freguesias do Rio Grande do Norte, verificar-lhe as datas nos arquivos, um dos guias mais honestos, um dos informadores mais leais, foi o monsenhor Francisco Severiano de Figueiredo, o primeiro historiador religioso norte-riograndense. (...) Severiano viveu sempre na Paraíba mas ligou os dois Estados na sua tarefa intelectual de pesquiza e de dedicação moral”.

De fato, Monsenhor Severiano escreveu o livro “A Diocese da Parahyba” (1906), onde encontramos referência à antiga capela do Bom Conselho. Este livro é um importante registro da Igreja Católica em nosso Estado.

Rau Ferreira
Fonte:
- Revista do IHGP, Volumes 10-13. Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. João Pessoa/PB: 1946, p. 123;
- CASCUDO, Luís da Câmara.História do Rio Grande do Norte. Coleção Vida Brasileira. Ministério da Educação e Cultura, Serviço de Documentação: 1955;
- Site da Paróquia de Esperança, disponível em http://paroquianossasenhoradobomconselho.org.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários: