Jacinto Barbosa

By | 26.5.10 1 comment
O jornalista Jacinto Barbosa nasceu em 1956, na localidade de Lagoa de Pedra, município de Esperança. Filho do casal Manuel Nicolau e dona “Maria Zuza”, como é mais conhecida sua mãe. Era casado com a Sra. Clélia Toscano e pai da jovem Ana Carolina.
Formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba, iniciou sua carreira profissional em 1979, no Jornal “Diário da Borborema” e alcançou grande destaque na imprensa paraíbana.
Durante sua trajetória de mais de 30 anos de jornalismo, integrou a maioria dos veículos de comunicação do Estado. Trabalhou na redação diária de “O Momento”, como secretário de edição; e dos jornais “Correio da Paraíba” e “O Norte”. Foi editor da revista “A Semana”, chefe de redação de “A União” e do “Jornal da Paraíba”, atuando ainda nas chefias das TV's Cabo Branco (afiliada da Globo) e Tambaú (afiliada do SBT), esta última por mais de 10 anos.
Faleceu no dia 17 de março de 2009, por volta das 01:15 h., aos 52 anos de idade, no Hospital da UNIMED, na Capital paraíbana, onde se encontrava internado há uma semana, vítima de falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no pâncreas, recém descoberto.
O corpo foi velado na central do Cemitério São João Batista, em João Pessoa, e transladado até a Câmara Municipal de Esperança, onde foram prestadas as últimas homenagens.
Em seguida foi sepultado no Cemitério de Esperança ao som da música “Meu Sublime Torrão” - considerado o hino popular da Paraíba - executada pela Filarmônica 1º de Dezembro, após uma missa de corpo presente celebrada às 16 horas na Igreja Matriz.
Segundo o historiador José Henriques da Rocha, “ele foi enterrado com honras de Chefe de Estado”.
Jacinto Barbosa trabalhou como Secretário de Comunicação e Turismo de Esperança. A notícia de seu falecimento foi consternada por toda a imprensa paraibana.

[1] Música de Genival Macedo, considerado o hino popular da Paraíba.

Rau Ferreira

Fonte:
- O Norte “on line”: http://www.onorte.com.br/noticias/?96967, acesso em 12/04/2010;
- Paraiba1: http://www.paraiba1.com.br/Noticia/20925, acesso em 12/04/2010.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postar um comentário