Pular para o conteúdo principal

Acervo em expansão

Hoje para a nossa grata satisfação recebemos do amigo Jailson Andrade um material de ótima qualidade, ele que é comerciante em nossa cidade e um dos fundadores do grupo “Samba Hits”.
Trata-se de um documento com cerca de 50 páginas em que ele registra a história de sua família e conta fatos relacionados a comunidade esperancense que vão desde a emancipação até os dias atuais. A pesquisa é rica em detalhes, nomes e datas demonstrando um profundo conhecimento do assunto. O personagem central é a Sra. Lourência, a matriarca da família ANDRADE, uma mulher forte e que muito se empenhou para criar e educar os seus filhos, rompendo barreiras e demonstrando a força da mulher paraibana.
Dos escritos de Jailson, chamamos a atenção para os Capítulos “Um pouco sobre Esperança”, onde ele descreve a vida social e os costumes da época, o carnaval e os “causos” da cidade; e “Anos 70: nostalgia de uma geração feliz”, em que relata seus tempos de criança e lembranças pessoais.
O autor soube muito bem transcrever as memórias daqueles que fizeram sua linhagem, fazendo um importante registro dos acontecimentos locais. O trabalho muito bem poderia ser convertido em livro, dada a sua relevância para a histórica local.
Das aquisições do “História Esperancense” esta foi uma das que nos comoveu, devido a sua profundeza e a seriedade com que os assuntos foram abordados.
Ficamos muito grato ao seu autor, Jailson Andrade, que gratuitamente cedeu o material e nos autorizou a publicar partes dessa sua pesquisa no blog, obviamente naquilo que se relaciona com a história da cidade de Esperança.

Rau Ferreira

Comentários

  1. Parabéns pelo que sei o acervo já anda na casa das 600 fotografias e livros, revista e tudo. Ró

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.