Pular para o conteúdo principal

Martinho Soares dos Santos


Martinho Soares dos Santos nasceu no dia 24 de abril de 1921, sendo natural de Esperança e tendo por mãe biológica a Sra. Maria do Carmo.
Pouco se sabe sobre os seus primeiros anos de vida, mas o certo é que aos seis anos de idade Martinho chegou à casa do Sr. Manuel Rodrigues de Oliveira, à época comerciante e criador de gado, onde foi aceito e criado como fillho.
Estudou na Escola Diocesana de Esperança, participando de uma de suas primeiras turnas, e fez o curso de Técnico de Contabilidade.
Na juventude, trabalhou durante sete anos para o empresário Matias Grangeiro, no prédio da Rua Solon de Lucena e posteriormente no depósito da Rua José Andrade. As pessoas diziam que ele não ficaria ali nem sete dias, mas contrariando todas as expectativas permaneceu todo esse tempo e somente deixou aquela empresa após ser aprovado no concurso público da CIDAGRO, promovido pelo Governo Ivan Bichara.
A Cia. de Abastecimento Agropecuário – CIDAGRO era uma espécie de autarquia estadual. Martinho Soares administrava o Escritório local, fazia a contabilidade e os pedidos de provisões e materiais, mas as decisões cabiam ao Governo do Estado.
Dedicou-se aquela firma por quinze anos, até se aposentar. Pelo que se sabe, o Escritório de Esperança foi o último a encerrar as suas atividades no Estado.
Foi também jogador do América, clube do qual era sócio, exercendo também atividades administrativas naquela agremiação; como também Presidente do GREJE – Gremio Recreativo Estudantil Jovem de Esperança (1964).
Era casado com a Sra. Maria Hilda Bastista Soares, com quem contraiu núpcias no dia 12 de junho de 1970, e pai do brilhante jovem Martinho Júnior, comerciante e historiador.
Faleceu em sua residência vitima de problemas de saúde às 12:30 horas do dia 16 de março de 2007, aos 86 anos de idade.
Era um homem tranquilo e boníssimo; despreocupado por natureza e sem maiores ambições.
Por toda sua trajetória de vida, lhe rendemos esta pequena homenagem.

Rau Ferreira

Fonte:
- Arquivo pessoal da família Soares;
- Entrevista a Martinho Soares dos Santos Júnior, concedida em 15 de julho de 2009.

Comentários