Pular para o conteúdo principal

Câmara Municipal de Esperança


A Câmara Municipal de Esperança, casa de “Francisco Bezerra da Silva”, foi instalada oficialmente no dia 31 de outubro de 1947, na gestão do Prefeito Joaquim Virgolino da Silva. Até então existia a figura do Conselho Municipal, ligada ao executivo.
A primeira sessão se deu no dia 05 de dezembro daquele ano, no pavimento superior da residência n. 02, da Rua Epitácio Pessoa. Em ata, ficou registrado o motivo pelo qual os vereadores não se reuniram desde o dia primeiro, conforme determina a lei: o gestor público não cedeu o prédio para a sede da Câmara.
A diretoria da Edilidade era assim constituída: Francisco Bezerra (Presidente); Manoel Rodrigues (Vice-presidente); Severino de Alcântara Torres (1º Secretário) e Manuel Luiz Pereira (2º Secrtário), e se compunha ainda pelos seguintes vereadores: Eustáquio Luiz de Aquino, Severino Felix da Costa e José Ferino dos Santos.
E naquele mesmo ano, assumia a Prefeitura o Sr. Júlio Ribeiro da Silva, para o quadriênio 1947/1951, sendo Elias Barbosa Monteiro o seu vice.
Em 2007, no seu aniversário de 60 anos, foram instituídos o brasão e a bandeira do legislastivo mirim, nos tons verde claro (levesa) e escuro (sobriedade).
No detalhe da foto, vemos o fac-simile da 1ª Ata de 1947.

                                                 Rau Ferreira

Fonte:
- Revista Esperança 82 anos, novembro de 2007. Editor: Jacinto Barbosa – p. 27/28;

Comentários

  1. parabens pela esta excelente idéia nos esperancenses precisavamos de um site contando a sua historia..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário! A sua participação é muito importante para a construção de nossa história.