Pular para o conteúdo principal

O carnaval em Esperança.

O carnaval sempre foi comemorado em nossa cidade com grande galhardia, e contava com a participação de figuras ilustres como Silvino Olavo, Manuel Rodrigues e Teotônio Costa, que juntamente com outros integrantes formavam o valoroso “Coronel nas ondas” nos idos de 1932.
Antigamente os bailes de carnavais se davam nos clubes e eram freqüentados por toda a sociedade. Mas com o passar dos anos a festa se popularizou e ganhou as ruas. Então vieram as Escolas de Samba, com suas alegorias. Uma das principais características desta época eram os famosos “mela-mela” e as “ala-ursas”.
Competindo com aquelas agremiações, surgiram na década de 70 os blocos carnavalescos; pequenos grupos animados que se denominava também de “Charangas”, a exemplo dos “Taka-toxas” que tiveram seu auge em 1983/1984.
Já nos anos 90 foram criadas as “sedes de carnavais”, que eram casas alugadas geralmente por um curto período para servirem de ponto de encontro dos foliões. Muitas eram incrementadas com som, luminárias e pinturas próprias, exaltando as cores do grupo.
Em 2009 o saudoso jornalista Jacinto Barbosa, Secretário de Comunicação da Prefeitura, reviveu os antigos carnavais promovendo juntamente com o Rotary Club Esperança o “I Baile de Máscaras”. Esta festa redundou num enorme sucesso, bastante prestigiada pelos esperancenses.

Rau Ferreira

Fonte:
- Livro do Município de Esperança, Ed. Unigraf, 1985, p. 54 e 57/61;
- Arquivo pessoal.

Comentários