Pular para o conteúdo principal

Selo em homenagem a José Ramalho da Costa.

Em 2004 o Clube Filatélico Maçônico de Brasília lançou uma peça comemorativa de extrema importância para a nossa história. Trata-se do selo em homenagem aos 86 anos de nascimento do comerciante e desportista José Ramalho da Costa. Este cidadão esperancense foi um dos homens mais importantes e influentes de nossa Cidade, e como grande incentivador do esporte local, presidiu o América Futebol Club de Esperança por vários anos.
Embora a agremiação tenha ganhado personalidade jurídica em 1953, somente na sua administração (1954) é que o clube tomou projeção no cenário esportivo.
Francisco Cláudio de Lima, com muita propriedade, registrou em seu livro (50 Anos de Futebol e etc) que a história do América se divide em duas fases: antes e depois de José Ramalho.
Ele foi o responsável por implantar o profissionalismo no clube, que na época contou com mais de quinze atletas em seu departamento esportivo, além de haver contribuído para a construção do Estádio que hoje leva o seu nome, inaugurado em 22 de janeiro de 1956.
A peça filatélica obedece as normas do DPFIL, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e apresenta uma foto 3x4 do homenageado.
Na oportunidade, a associação produziu também um envelope em “cachet” alusivo ao tema com um detalhe de suma importância: uma miniatura das dimensões do campo, com o nome dos principais jogadores que constituíram o seu plantel, nas suas respectivas posições.
Nele encontramos ainda a seguinte inscrição: “Homenagem do Clube Filatélico Maçônico do Distrito Federal ao América Futebol Clube e aos seus fundadores. América Futebol Club – Esperança Paraíba”. E ainda as datas: “1945/2004 – 59 Anos de Fundação; 52 Anos de Instalação – 12.10.1962”.

Rau Ferreira

Fonte:

- “50 Anos de Futebol e Etc.”, de Francisco Cláudio de Lima, Ed. Rivaisa, 1994;
- Associação Brasileira de Filatelia Maçônica – ABFM
(
http://www.filateliamaconica.org/historico.html), acesso em 29/07/2009.

Comentários