Pular para o conteúdo principal

Esperança: instituições bancárias.

Esperança contou no passado com duas unidades bancárias: o Banco do Comércio de Campina Grande (1966) e o Banco Real [1] (1974). Depois instalou-se o Banco do Estado da Paraíba (PARAIBAN) em 1978, no edifício onde hoje se encontra o INSS, na Praça Joaquim Pereira da Silva (Calçadão).
Atualmente em pleno funcionamento temos a Caixa Econômica Federal (CEF) na Rua Solon de Lucena, e o Banco do Brasil S/A (1982/83) na Avenida Manoel Rodrigues. Para a construção desta última agência foram destruídos dois edifícios de importante valor histórico para a nossa cidade: a casa onde residiu Manoel Rodrigues de Oliveira, o nosso primeiro Prefeito, e o Cine São José.
Exercendo atividades de crédito semelhante temos ainda o Multibank [2], próximo ao Banco do Brasil, e a Casa Lotérica Lírio Verde [3], na Travessa Severino Pereira de Araújo, vizinho aos Correios. A própria Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) sedia e representa o Banco Postal, sendo também uma agência credenciada ao Bradesco S/A.
E mais recentemente, o Bradesco S/A que mantém duas agências na cidade, uma próximo ao estacionamento da Prefeitura local e outro no Calçadão da Igreja Matriz.
No detalhe da foto, o prédio dos Correios da cidade de Esperança.

Rau Ferreira

[1] Hoje ABN/ ANRO Bank.
[2] Correspondente bancário do Lemon Bank.
[3] Esta credenciada junto a Caixa Econômica Federal.


Fonte:
- Livro do Município de Esperança, Ed. Unigraf, 1985, p. 84.

Comentários