Pular para o conteúdo principal

Capelinha de N. S. do Perpétuo Socorro

Capelinha N. S. Perpétuo Socorro

Um dos lugares mais belos e importantes do nosso município é a “Capelinha” dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro. Este obelisco fica sob um imenso lajedo de pedras, localizado no bairro “Beleza dos Campos”, cuja entrada se dá pela Rua Barão do Rio Branco.
Consta que na década de 20 houve um grande surto de cólera, causando uma verdadeira pandemia. Dona Esther, esposa do Ex-prefeito Manuel Rodrigues de Oliveira, teria feito uma promessa e preconizado o fim daquele mal. Alcançada a graça, fez construir aquele símbolo de religiosidade e devoção que foi inaugurada pelo Padre José Borges.
Nele encontramos uma lápide com a inscrição que motivou a sua construção. E no seu interior um altar em alvenaria e um quadro com um jornal da época.
O hino de sua evocação teria sido escrito por Sebastião Florentino (Basto de Tino), cuja letra se perdeu no tempo (e apenas foi resgatada anos depois por Vitória Régia).
Em 2008 este monumento passou por um intenso processo de restauração. O Monge Beneditino Adriano de Lima, especialista no assunto, trabalhou durante 45 dias naquela obra removendo toda a pintura antiga até chegar na camada original.
Ainda foram recuperados o altar-mor e as portas da capela. Os trabalhos de recuperação coincidiram com as comemorações do centenário da paróquia.

Rau Ferreira

Fonte:
- ESPERANÇA, Prefeitura Municipal de. "Monumento está sendo restaurado em Esperança". Informe do antigo site da Prefeitura Municipal de Esperança (www.pmesperanca.com.br), acesso em 13.05.2008.
- PARÓQUIA, Revista Centenário. “Monumento de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”. Ed. Jacinto Barbosa. Publicado em 30 de maio de 2008.
PEREIRA, Severino (Nino) Ramos. "Monumento de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro". Artigo escrito para o antigo site da Prefeitura Municipal de Esperança (www.pmesperanca.com.br), acesso em 13.05.2008.

Comentários